O Médico Alemão (Wakolda)
Vem da Argentina, em coprodução com a França, Espanha e
Noruega, o terceiro longa-metragem da cineasta Lucía Puenzo- selecionado pelo
seu país para concorrer na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2014-,o
thriller O Médico Alemão, assim batizado no Brasil e em outros países do título original Wakolda, que anteriormente
realizou o cultuado XXY (2007) e O Menino Peixe (2009). É outro filme que
foi bem recebido pelo público na 37ª. Mostra de Cinema de São Paulo, abordando um
misterioso médico alemão que conhece por acaso uma família típica argentina na
Patagônia, em 1960, seguindo-a até Bariloche em meio a uma tempestade violenta
que desaba naquela região com seus mistérios de forte magnetismo.
No drama familiar XXY,
a diretora retratava uma criança que nasceu com ambas as características
sexuais e tentava fugir dos médicos que desejavam corrigir a ambiguidade genital
num vilarejo do Uruguai. Agora o tema é novamente a relação de um profissional
especializado em genética como centro da trama sobre Josef Mengele, conhecido
como o “Anjo da Morte”, pelas suas atrocidades com seres humanos, inclusive
para testar as resistências, coletando órgãos em seu laboratório para
experiências futuras.
Puenzo foca essencialmente a estrutura montada em Bariloche
para acobertar o nazista com a identidade falsa de Helmut (Alex Brendemuhl- o intérprete
catalão está impecável) e os horrores cometidos pela obsessão da raça pura
ariana prevalecendo sobre as demais. Ao se utilizar de testes em animais num
grande laboratório montado com pesquisadores, camas, uma infraestrutura
hospitalar e uma arquivista/fotógrafa da escola (Elena Roger) contratada para documentar
todos os experimentos realizados, como se depreende de suas anotações sobre o
monstro e seus quadros esquematizados com traços e observações.
A utilização das lindas bonecas em série, inspirada no feio brinquedo
da menina de 12 anos Lilith (Florencia Brado- a pequena e graciosa atriz
uruguaia esteve bem no papel), é uma metáfora da raça pregada por Hitler e sua
insanidade contrária à permanência dos judeus no mundo, pregando o extermínio em
massa, num universo escabroso que começa com a perseguição consentida da
família. O casal Enzo e Eva (Diego Peretti e Natalia Oreiro) tem três filhos
menores e em véspera do quarto e seguem todos num carro para o Lago Nahuel
Huapi para abrir uma hospedaria, tendo como seu primeiro cliente o protagonista
carismático, elegante, bom papo, conhecedor de métodos científicos eficazes
para esticar a traumatizada pequena Lilith e a próxima criança preste a nascer.
Um filme que não alivia nem a mãe que concorda com as
experiências, tanto da filha como dela mesma nesta fase de gestação, embora sem
saber de quem se tratava realmente. Até o pai se submete aos encantos da oferta
milionária em dinheiro para multiplicar as bonecas e ganhar dinheiro, sob a alegação
de ser ele o autor da façanha, ao criar o embrião da descoberta, ou seja, a
bruxinha da filha. É uma maquiavélica manobra diversionista que dá certo e a
cineasta questiona: todo mundo teria seu preço? Parece que sim, e o nazismo foi
em frente na Argentina, como se depreende das pífias investigações.
O Médico Alemão é um bom suspense, embora um tanto quanto previsível
como se depreende do final já antecipada na cena do voo de um pequeno avião. A
tempestade é uma clara premonição metafórica decorrente de um grande temporal
com raios que desaba e soa como uma situação de grandes complicações para
aquelas criaturas em fase de cair na arapuca, com acontecimentos nebulosos que
estão por vir num cenário bucólico de uma espetacular nevasca.
Eis um filme que sugere uma grande teoria da conspiração, se
não fosse os fatos reais narrados na história de um médico e suas práticas desprezíveis
reveladas num clima de encurralamento de pessoas inocentes nesta amostragem de
personagens sofridos. Há uma atmosfera equilibrada com um clímax adequado na
película de Puenzo, ainda que esteja longe de empolgar, pelo menos deixa sua
contribuição sobre um passado perigoso para a tranquilidade do povo argentino que
sofreu com as bestiais incursões nazistas deflagradas.
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