segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mostra de Cinema São Paulo (Pais e Filhos)














Pais e Filhos

A 37ª. Mostra de Cinema de São Paulo tem a presença do Japão, muito bem representado pelo festejado cineasta Hirokasu Kore-Eda com Pais e Filhos, baseado em casos reais de crianças trocadas em hospitais que serviram de inspiração para que fosse contada a história. Foi um dos favoritos à Palma de Ouro deste ano, em Cannes, mas levou como consolo apenas o Prêmio do Júri. O diretor nipônico já havia concorrido em outras duas vezes com Distance (2002) e Ninguém Pode Saber (2004). Também é dele os longas Depois da Vida (1998), Seguindo em Frente (2008) e Air Doll (2009).

Eis um drama familiar fabuloso que discute a troca de bebês e os efeitos futuros das crianças com as revelações recebidas. Há uma estrutura do roteiro centrada no casal de melhores condições financeiras, ou seja: Ryota (Masaharu Fukuyama) e Midori (Muchiko Ono). Ryota é um conceituado executivo arrogante de alto poder aquisitivo, ganhou tudo pela sua dedicação e ardor, tem uma vida perfeita e parece que nada poderá atrapalhar seu sucesso profissional, bem como no amor com sua bonita mulher e o filho de 6 anos, porém não legítimo, vindo a descobrir num certo dia, através de um telefonema inusitado. O outro casal é humilde (Lily Franky e Yoko Maki), aparentemente de pouca instrução e sem muito para dar, dono de uma loja de material elétrico, tem três filhos, sendo que um deles foi trocado no berçário. Ledo engano, ali tem duas pessoas estruturadas e com muito amor para dar, com pai e mãe presentes diariamente, se doam ao máximo e dão aula de humanismo e dedicação familiar, além dele consertar os brinquedos, fazer pipas e brincar como se fosse uma criança descobrindo o mundo.

O clima de tensão está instalado diante do amor da esposa para aquela criança, filho de outros pais e a intolerância do marido. E agora, realizar a troca com seu verdadeiro filho ou deixar assim? É uma situação delicada e difícil de ser tomada. Há um questionamento explícito sobre sua condição de pai por estes anos todos, em que criou o filho de outra família totalmente desconhecida. Aquele senhor humilde ensina ao executivo que a gente não precisa imitar o pai que não lhe fez pipas, numa bela metáfora ao inconsequente avô que mandou realizar a troca em nome do sangue nas veias, o mesmo que proibia o filho de visitar a mãe e o fazia fugir para realizar seu desejo.

Kore-Eda coloca de forma incisiva que uma criança não pode ser trocada como se fosse um objeto numa loja qualquer, tendo em vista que cada família tem suas peculiaridades e idiossincrasias, tais como: uma é abastada e vive numa casa como estivesse num hotel, definição do próprio filho; outra tem uma trajetória modesta de poucos recursos; uma o pai é ausente, não tem tempo para o filho, só pensa em trabalhar para ganhar dinheiro; a outra tem no pai um homem que trabalha para sobreviver sem muita ambição, porém é dedicado quase que integralmente para a esposa e os filhos.

Uma reflexão sobre as dúvidas, anseios e o amor entre pais legítimos ou não com seus filhos, numa magnífica abordagem sobre o microcosmo familiar e a relação de afetividade, diante do problema surgido e da paternidade futura em como ser resolvido para não causar traumas e sequelas nas crianças. No contundente longa Ninguém Pode Saber, o diretor retrata o abandono de mãe para seus quatro filhos de pais diferentes, vai embora e deixa para o filho mais velho um bilhete e um pouco de dinheiro e nunca mais retorna. Em Pais e Filhos há a disputa pelas crianças e ninguém quer abrir mão da paternidade, principalmente o amor silencioso e profundo das mães, aparentemente em papéis secundários, porém são realmente as grandes vítimas do contexto, pois sofrem muito sem serem as protagonistas.

O filme está na mesma esteira de um dos episódios de O Que se Move (2012), de Caetano Gotardo, sobre um fato real acontecido em 2002, mais conhecido como Pedrinho de Goiânia, diante do fato do roubo de um bebê da maternidade e somente aos 16 anos encontra seus pais biológicos. Nesta altura da vida, já havia constituído e se estruturado numa nova família, recebendo afeto, carinho e dedicação daqueles que o criaram. O reencontro de mãe, pai e filho mostram o vazio que jamais será preenchido ou suprido de alguma forma e a solução do compartilhamento da paternidade.

O drama de Kore-Eda parece buscar subsídios no filme brasileiro quanto ao destino a ser dado às crianças trocadas no berçário. O bom senso seria em tese a melhor solução com a integração entre famílias. Mas para isto deve ser deixado o orgulho do poder, os caprichos personalíssimos, as diferenças sociais, culturais e financeiras em segundo plano, em nome dos filhos que são vítimas da situação e não podem ser punidos, passando para a condição de culpados. Mexe e instiga com o espectador através do olhar atento do cineasta com as questões advindas das relações e dos sentimentos de todos os envolvidos.

Nenhum comentário: