quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mostra de Cinema São Paulo (Shun Li e o Poeta)













Shun Li e o Poeta

Um filme surpreendente na 36ª. Mostra de Cinema de São Paulo é este fabuloso Shun Li e o Poeta, que procede da Itália em coprodução com a França, abocanhou três prêmios no Festival de Veneza deste ano, tem na direção o promissor Andrea Segre. Tem em sua filmografia filmes como Marghera Canal do Norte (2003), Che Cosa Manca (2006), La Mal’ombra (2007), A Sud di Lampedusa (2007) e Como um Homem Sobre a Terra (2008), participou da 33ª. Mostra de São Paulo.

Este longa é um retrato sobre o preconceito racial, a intransigência e, sobretudo uma solidariedade em forma de uma grande amizade despida de sexo. Há pureza e sensibilidade no relacionamento entre dois seres que trilharam o mesmo caminho da imigração por vias da transgressão. O orgulho ferido e a desconfiança estão presentes em meio ao clima de poesia e beleza plástica fascinante do lugar.

Shun Li (Zhao Tao- de boa atuação) é uma chinesa que foi transferida de Roma, onde era costureira, para Chioggia, uma pequena ilha de pescadores na região do Vêneto, para trabalhar num bar, à beira de um rio, onde estão ancorados os barcos de diversos tipos e tamanhos dos nativos dali. Sofre inicialmente com a comunicação, pois fala apenas sua língua e até a aprender o idioma italiano há bastante dificuldade, mas se esforça muito. Sua vida é só trabalho e a cobrança existe de seus chefes chineses, que nunca dizem quando trarão seu filho menor da China. Não sabe quanto deve e se haverá realmente o reencontro, diante das precárias informações, apenas lhe resta submeter-se em decorrência da sua ilegalidade daquela imigração.

O cineasta habilmente estabelece um vínculo de amizade da chinesa com o velho pescador Bepi, conhecido como o Poeta (Rade Sherbedgia- em desempenho irretocável). Uma pessoa de bom coração que desconhece as origens de seu pai, apenas lembra que está ali há 30 anos, vindo da extinta Iugoslávia, ainda sob o regime comunista de Tito e estabelecem um paralelo sobre o governo de Mao Tsé-Tung, embora sem aprofundar-se em causas e efeitos, que estão subliminarmente nas entrelinhas. A trama mostra que Shun Li também tem seu poeta no seu país natal, fala das reverências que são feitas nas águas em qualquer lugar para comemorar seu dia. É inevitável o surgimento de um vínculo de afeto naquela relação sensível e calorosa de sutilezas para os espíritos solitários, mas que botam fé no objetivo a ser buscado.

Há cenas de radiante lirismo como a visita de Shun Li num barco pesqueiro até a cabana fincada no meio do rio, onde Poeta mora e guarda seus apetrechos de pesca. Ali há as confissões singelas da jovem e sua história comovente para reencontrar o filho ausente e toda a tristeza que habita seus olhos, coração e alma. Logo surgem rumores maliciosos e preconceituosos de que uma máfia de chineses usaria garotas para casarem com os velhos e herdarem terras e bens, com o intuito de tomarem conta de redutos italianos. Um filme que aborda no truncamento da relação de amizade pueril entre duas criaturas opostas apenas pelas raças e idades, mas próximas por um vínculo de solidariedade e despidas de preconceitos, onde a truculência se instala e eclode sob o manto da intransigência racial, fruto de uma xenofobia escarrada, com hostilizações animalescas a pessoas de cores e idiomas diferentes.

Numa analogia que deve ser ressaltada, o cineasta finlandês Aki Karismäki ambienta com bastante eloquência este tema no filme O Porto (2011), na cidade portuária Le Havre, na gris e sorumbática região da Normandia, retratando a solidariedade e a amizade aos imigrantes que desembarcam clandestinamente na França, sendo mais otimista que Claire Denis no instigante longa Minha Terra, África (2009); ou do arrasador O Segredo Grão (2007), do tunisiano Abdellatif Kechiche; ou ainda do contundente Cachê (2003), de Michael Haneke; sem esquecer de O Visitante (2006), de Tom McCarthy, sobre a situação dos imigrantes ilegais, também se questionava a política xenofóbica aplicada institucionalmente nos EUA, derivando daí o ódio entre as raças.

Shun Li e o Poeta não é somente uma película de pura poesia na defesa da solidariedade e da amizade, mas antes de tudo um manifesto pela integração inter-racial, servindo como reflexão dos excessos primitivos arraigados em populações conservadoras num ambiente carregado de certa forma. Aponta o epílogo para um melhor bom senso, neste manifesto crítico como um libelo contra a intransigência dos povos ditos de primeiro mundo, irascível de uma política de imigração abominável que deve ser questionada à exaustão.

Nenhum comentário: