quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mostra de Cinema São Paulo (A Parte dos Anjos)
















A Parte dos Anjos

Está de volta o festejado diretor inglês Ken Loach com seu último longa A Parte dos Anjos, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes deste ano, e de boa receptividade na 36ª. Mostra de Cinema de São Paulo. É um cineasta com o viés para a defesa dos oprimidos, desvalidos e marginalizados da sociedade de consumo capitalista. Assim foi em seus filmes anteriores Terra e Liberdade (1994); A Canção de Carla (1996); o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes com Ventos da Liberdade (2006); e À Procura de Eric (2009), que abriu a 33ª. Mostra de São Paulo daquele ano.

Há uma mescla de comédia dramática com policial de crítica social nesta trama que tem como protagonista Robbie (Paul Brannigan) em busca da redenção e reinclusão na sociedade dos iguais de Glasgow, na Escócia. Sua trajetória é marcada por furtos, roubos, arruaças e mostra-se uma pessoa violenta com seus semelhantes, como visto na audiência com sua vítima. Ele e os amigos escapam de uma punição severa, sendo substituída por trabalhos comunitários, sob a vigilância de seu educador e responsável Henri, um bonachão, boa praça e empenhado na regeneração do rapaz desajustado, tornando-se seu mentor e conselheiro de todas as horas.

Surge um fato novo que poderia encaminhar Robbie para uma vida decente: o nascimento do filho e seu amor pela mãe da criança. Ela é descendente de um renomado e truculento empresário, por consequência, também está com os dias contados por ali, pois o futuro sogro oferece-lhe dinheiro para deixar sua filha em paz e sumir do mapa. Manda bater violentamente no genro rejeitado e profetiza: “quem entra para este tipo de coisa, nunca mais sai”. Dói esta afirmação, logo parte para o ataque, pois algo tem quer ser feito, custe o que custar, raciocina e entra em ação o espírito aventureiro e descompromissado.

O fora da lei não se dá por vencido e logo descobre que tem talento para degustador de destilados excepcionais e caríssimos no mercado aristocrático de grandes colecionadores, após passar por algumas sessões em destilarias diversas com seu amigo e mentor, sempre acompanhado da turma. Aparece a grande chance em Edimburgo, a capital escocesa, ao participar de um seleto leilão de um uísque considerado o melhor do mundo, que se encontra ainda num raro barril de carvalho por anos a fio. Monta um plano mirabolante para ganhar dinheiro fácil, sem fazer força, embora tenha jurado para a família que iria se regenerar. Nem a profecia maldosa do sogro o fez voltar atrás.

Loach dá um empurrãozinho para seu protagonista ter um promissor futuro, depois de várias surras, ameaças e erros crassos no encaminhamento de vida. Fica a indagação: o crime compensa? Embora não explicitado, parece que sim, com alguns rodeios, subterfúgios e derrapadas, a vida segue. Paradoxalmente há uma clara alusão a babaquice norte-americana de bons e espertos em tudo, entendidos das coisas mundo, quando há a alusão do cidadão americano que leva um fragoroso golpe e é derrotado visceralmente, ao cair no conto do leilão escocês.

Todos merecem uma nova chance é o que indica A Parte dos Anjos como reflexão de um final politicamente incorreto dentro de um contexto do protagonista que estaria sendo perseguido, sob a ótica do roteiro dúbio. Ou seja, ainda que “os fins justifiquem os meios”, como ensinava Maquiavel, tudo pode acontecer e justificar-se pelo coitadismo, até as cenas de escatologias escarradas e nauseantes refletidas nos espectadores. Mas Loach tem crédito com seu público fiel, e até pode ter passado batido em parte, nesta apenas razoável comédia que está abaixo da média e não atinge méritos maiores, por decorrência da inegável e conhecida obra do cineasta, razão pela qual se cobra muito mais, pois não se compreende uma escorregada tão elevada.

Nenhum comentário: