segunda-feira, 15 de junho de 2015

Retorno à Ítaca


Sonhos Utópicos

Inspirado no romance La Novela de Mi Vida (2002, do badalado escritor cubano Leonardo Padura, o cineasta francês Laurent Cantet realizou este estupendo drama social Retorno à Ítaca, vencedor do prêmio de melhor filme na Giornate Degli Autori, mostra paralela do Festival de Veneza de 2014. Um filme sobre os fantasmas do passado que são rememorados no reencontro de cinco amigos adeptos do sonho das mudanças que viraram utopias e desagregações familiares. O diretor que se notabilizou por Entre os Muros da Escola (2008), está de volta em coautoria no roteiro com Padura. Apesar da produção ser francesa, não é um olhar estrangeiro de intromissão sobre a temática da realidade cubana. O filme é falado em espanhol e mantém uma lógica adequada, ao limitar a ação a um terraço com vista para o Malecón- o famoso calçadão de Havana- e as habitações empobrecidas como cenário único que levou mais de dezessete noites para ser filmado, superando a licença governamental, diante do fator climático de muitas chuvas. Cantet já havia filmado anteriormente na ilha um dos episódios de Sete dias em Havana (2012).

Logo após o pôr do sol, o quinteto se reúne para comemorar a volta de Amadeo (Nestor Jimenez), depois de ter passado 16 anos exilado em Madri, retorna para ficar e retomar os vínculos afetivos com os amigos, pretendendo voltar a escrever textos literários. Lembram das transgressões como ouvir os Beatles, por exemplo, todos na faixa dos 50 anos e às vésperas de um novo século, parece ter chegado a hora de um balanço individual e sociopolítico do encontro que se dá no terraço da casa do engenheiro Aldo (Pedro Julio Ferrán), que teve sua fábrica de baterias de carros falida, vive de consertos e reciclagens, mora com a mãe idosa e o filho, um infrator de pequenos furtos. Tania (Isabel Campos) é a única mulher do grupo, uma médica oftalmologista que sobrevive de um pífio salário, recebe mercadorias, animais como forma de pagamento por escambo e se acha uma prostituta, seus filhos e ex-marido se exilaram em Miami, deixando-a solitária e abandonada; Rafa (Fernando Hechavarría) é um pintor fracassado que vive de pinturas para turistas, também é o pivô de um grande segredo entre eles; Eddy (Jorge Perugorría) deixou de ser escritor para tornar-se um chefe de uma empresa estatal e está enrolado com corrupção.

A trama é simples na estrutura, mas profunda pela complexidade do realismo puro de cinema, num tom comovedor de reencontros para colocar em dia as situações abafadas pelo regime castrista, marcado por um medo predominante nos rostos e olhares tristes e amargurados. Passam a noite conversando sobre as farras da juventude, o conjunto musical que embalava as festinhas e a crença que depositaram com as reformas sociais e políticas para um futuro promissor do país. Um doloroso mosaico humano de um país quebrado, no qual os habitantes sofrem com a angústia de ir embora para buscar novos horizontes ou ficar para não serem tachados de traidores da pátria. Remanesce na essência os sinais claros de um projeto coletivo que soçobrou, deixando uma geração sonhadora nitidamente com ônus da perda de valores, mas que carrega na alma uma força de dignidade arranhada por arriscar. O desfecho é sombrio e dilacera coração e mentes.

Retorno à Ítaca tem mágoas, revelações pessoais e profissionais que se entrelaçam pelas experiências obtidas. O painel traçado pelo diretor tem uma Cuba amorosa, realista e abrangente, com seus bons charutos e o rum como a bebida predileta, contrapondo com um regime que trouxe rupturas, dissabores e contradições, revisto de um local privilegiado, mas paradoxalmente está fincado num dos tantos prédios arruinados do centro velho da Capital. A câmera foca um porco sendo morto como um espetáculo dantesco desagradável, dito pela médica; vai ao encontro da intimidade dos personagens agoniados para mostrar a dor. É impossível não associar ao inesquecível drama Nós Que Nos Amávamos Tanto (1974), uma genuína obra-prima de Ettore Scola. Cantet traz o mar da ilha para a visão do grupo e dos espectadores, para atenuar o olhar e as respostas dos amigos que ficaram tanto tempo distantes. Há uma sólida ternura ao longo da história contundente de amores perdidos, empregos truncados, projetos interrompidos e amizades desfeitas involuntariamente. Mas há uma luz no fim do túnel com o recente anúncio do fim dos embargos econômicos.

A fotografia de Diego Dussuel é um artifício para imprimir um tom quase documental ao desabafo do entardecer ao amanhecer, com a segura direção de Cantet, ao montar um elenco primoroso, prevalecendo o todo, sem um destaque ou fracasso individual, pelo espírito, alma e coração empenhados nos personagens em reavaliar o passado, sem oscilar, com muita raiva, amargura, alegria e compaixão, para dar uma sensível e sutil naturalidade aos fatos que desfilavam. A manutenção da língua local deu autenticidade para capturar o peculiar humor e a ternura dos cubanos. Um painel fascinante de um filme realizado com maturidade de um retrato melancólico pela decepção, como uma crônica reconciliatória das ilusões perdidas. Desde já se credencia a ser um dos 10 melhores de 2015.

Nenhum comentário: