sexta-feira, 1 de maio de 2009

Katyn


















Massacre Polonês

Katyn, filme polonês do Andrzej Wajda, é uma notável reflexão sobre Segunda Guerra Mundial, em que são mostradas as atrocidades contra o povo polonês na invasão da Rússia em 1939, quando estava aliada ao governo nazista da Alemanha.

No triste e lamentável massacre polonês nas florestas da cidade de Katyn, morreram oficialmente 15.000 prisioneiros de guerra poloneses, embora haja informações extraoficiais de 25.000. Essas atrocidades bárbaras foram comandadas pela polícia secreta soviética.

Wajda mostra nua e cruamente as execuções realizadas pelos soldados russos contra a população polonesa, centrando sua narrativa num oficial do exército do país invadido. As informações eram desencontradas, e, ser contra o regime estalinista ou nazista, simplesmente desapareciam ou eram fuziladas impiedosamente.

O filme é chocante e o seu final ainda é mais contundente, com as atrocidades de execuções levadas à tela sem mascaramento. Porém, o cineasta coloca sutilmente na derradeira cena para dar um pouco de leveza na estonteada plateia, um entoação clássica do canto gregoriano.

Wajda que já brilhara em O Homem de Ferro, O Homem de Mármore, Danton- O Processo, entre tantas obras políticas em sua filmografia, cada vez mais se firma como um dos diretores mundiais, e sem dúvida, como o número da Polônia.

Certamente um filme imperdível que irá para a galeria deste fantástico diretor antibelicista,que com toda sua classe e visão crítica de seu povo, realiza esta verdadeira obra-prima cinematográfica.

Nenhum comentário: