quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O Quarto de Jack


Um Novo Mundo

Baseado em fatos reais relatados do best-seller Quarto, entre os quais o pai que manteve por anos a filha no porão de casa na Áustria, em 2008, praticando todas as barbáries abjetas dignas de um ser monstruoso, ao ser abusada sexualmente durante 24 anos. A obra é da escritora irlandesa Emma Donoghue, que escreveu o roteiro para o cinema e cria uma história instigante para o compenetrado compatriota diretor Lenny Abrahamson, resultando neste magnífico O Quarto de Jack. Foi indicado em quatro categorias ao Oscar: melhor filme- com remotas chances de ganhar, embora merecesse esta consagração, bem que poderia ser o grande azarão-, direção, atriz- franca favorita- e roteiro adaptado. Já abocanhou os prêmios de melhor atriz para a californiana Brie Larson, de 26 anos, no papel de Joy, a feroz mãe disposta a tudo em seu amor lúcido e protetivo, na premiação da Academia Britânica- Bafta-, e o Globo de Ouro, além de ser escolhido pelo voto popular como o melhor filme no Festival de Toronto. Outra grata surpresa é o ator mirim revelação Jacob Tremblay encarnando o personagem-título, um canadense prodígio de apenas oito anos nas filmagens, hoje está com nove, que impressiona pela estupenda atuação entremeada por olhares reveladores em planos fechados entre as madeixas compridas e pela rapidez de raciocínio. Injustamente não foi indicado ao Oscar, se fosse Leonardo DiCaprio correria sério risco de sair de mãos vazias novamente da Academia de Hollywood.

Uma mescla de suspense psicológico transitando para o drama intimista sobre filho e mãe que vivem isolados num quarto minúsculo de dez metros quadrados dentro de um galpão, onde se vê as luzes solares somente pela claraboia. O único contato que eles têm com o mundo exterior é a visita periódica do velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em um cativeiro, dorme e pune com a vítima, mas não tem contato com o fruto do estupro, por pedido expresso da indignada mãe leoa, que defende a cria com uma força superior que imagina ter, embora se mostre fragilizada e até despreparada para lutar, irá surpreender com seu instinto materno de uma garra incomum oriunda de seu interior. A jovem sequestrada há sete anos, quando tinha 17, faz o possível para tornar suportável a vida naquela pocilga, em que um rato é amigo do garotinho, mas não vê a hora de sair dali. Para tanto, elabora planos arquitetados com a ajuda do filho para retornar à realidade, mas nem sempre dá certo por esbarrar em alguns entraves.

Abrahamson cria uma atmosfera favorável e marcante para o desenrolar da trama na tela, o resultado, ainda que possa parecer paradoxal, é uma simbiose de medo e pavor com momentos poéticos e carinho de duas criaturas excluídas do mundo, através do enclausuramento com passagens de claustrofobia no exíguo espaço. Mas o pior parece que está por vir com a suposta liberdade por um realismo dilacerante que aguarda a dupla da metade para o desfecho do longa, na reflexão sobre o mundo exterior, uma nova perspectiva de vida e a relação de vínculo familiar com a mãe/avó (Joan Allen) com um novo companheiro, separara-se do pai/avô (William H. Maccy). Um dos questionamentos do enredo é sobre a readaptação dolorosa e dura por vezes da ressocialização com o assustador mundo real que ficarão cara a cara. Eis um tipo de realização que quanto menos se sabe do enredo será melhor para apreciar para não estragar.

O Quarto de Jack é narrado com uma verossimilhança palatável. É um daqueles dramas psicológicos exemplares, com recheio de componentes primorosos, entre os quais o suspense, no qual a fantasia e os diálogos chocantes darão estrutura para um clímax surpreendente de imagens lúdicas como do céu visto pela criança pela primeira vez dentro por uma fresta de um tapete em que está enrolado como uma mercadoria. O cineasta conduz a história com boa desenvoltura, intercalando os momentos melancólicos do cativeiro com a vida real de forma sublime, sem deixar escapar o clássico momento do retorno ao local do crime. É ambientado um cenário hostil pelo tom certo da dramaticidade contada com eficiência, com o auxílio da boa trilha sonora e da eficiente fotografia de interiores e exteriores. Decorre da situação atípica um universo para amenizar o isolamento, sendo que para isto surge um realismo cênico invejável, como da busca do recanto para dormir dentro do armário do quarto com delicadeza e profundidade encontrados num filme superior. São mostradas as brigas dos dois que acordam juntos, escovam os dentes, fazem alongamentos antes das refeições, o menino não esquece o tema de casa e vê televisão com horários pré-determinados. Depois virão as descobertas de coisas inimagináveis como jogar futebol com alguém de sua idade e os dissabores de situações pelo afastamento da idolatrada mãe surtada.

Ao avançar o enredo surgem subtemas notáveis como a bisbilhotice de uma imprensa sensacionalista na busca da audiência midiática pela televisão. Até mesmo o egoísmo materno é colocado em xeque, ao ser questionada por uma repórter, e posteriormente pela psicóloga, surge uma discussão como caracterizadora de uma culpa involuntária da sequestrada. Pouco importando sobre seus fantasmas do passado e as cicatrizes traumáticas decorrentes de sua convivência com o filho e seu crescimento por cinco anos naquele quadrilátero humilhante, desconfortável, escondidos como animais irracionais numa jaula hermeticamente fechada para não fugirem. A tensão é mantida em dose equilibrada, intercalada pela metáfora da libertação esmagada na figura do camundongo ingênuo, mas pouco recomendável passeando pela casa, como redenção de uma angustiante solidão a dois, diante das perdas afloradas das belezas exteriores suprimidas de forma iminente na simbolização. Perturbador e reflexivo sobre as almas invadidas pelos véus retirados de uma insanidade animalesca, levando para emoções de vidas sufocadas, na qual a o epílogo lança luzes de um novo mundo pela busca do esquecimento daquela catástrofe de ilusões perdidas pelo confinamento entre paredes.

Nenhum comentário: