segunda-feira, 28 de julho de 2014

Um Episódio na Vida de Um Catador de Ferro-Velho


Discriminação Social

Baseado em fato verídico estampado nas páginas de um jornal da Bósnia-Herzegovina, que causou comoção, indignação e constrangimento na comunidade em que aconteceu o evento grotesco, foi o que levou o cineasta Danis Tanovic a filmar seu quarto longa Um Episódio na Vida de Um Catador de Ferro-Velho. Sua estreia se deu em Terra de Ninguém (2001), premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2002, melhor diretor estreante na direção com o César e melhor roteiro no Festival de Cannes de 2001. É dele também 11 de Setembro (2002) e Inferno (2005).

A narrativa é um misto de documentário e drama na triste saga do casal de origem cigana Senada Alimanovic e Nazif Mujic. A mulher é uma esmerada dona de casa que passa roupas, lava, cozinha e cuida das duas filhinhas sapecas na faixa dos seis anos. O marido é um trabalhador obstinado que leva a vida como sucateiro em ferros-velhos, tem um carro antigo com problemas crônicos de bateria até ser desmanchado a machadadas para sobreviver, alguns fiéis amigos na vizinhança e um cão vira-lata. É caracterizada com precisão a via-crúcis de Senada, que aborta e carrega no ventre o feto de cinco meses por vários dias, embora devesse ser retirado imediatamente através de uma cirurgia para não causar uma infecção generalizada. Acontece que a mulher não possui plano de saúde e sequer algum tipo de seguro. Para realizar o procedimento, o médico do hospital da região cobra 980 euros, quantia indisponível por ela e o marido, sendo que o pagamento é à vista, sem parcelamento e de forma antecipada.

O diretor se debruça no drama que abalou a família e vai aumentando com o passar do tempo. Mesmo recorrendo à Assistência Social o problema não é resolvido. A situação é colocada como uma crítica ao poder econômico e a discriminação social e étnica dos excluídos, como se não houvesse outra alternativa: ou arruma o dinheiro ou morre sem dó e nem piedade. Num clímax de alta tensão que vai embrulhando o estômago, a história do casal desgraçado cresce e mergulha no desespero da perda iminente que se aproxima ao se encaminhar para um desfecho inesperado para todos.

Tanovic utiliza os recursos das imagens contrastando com o belo cenário da nevasca na periferia da Bósnia, num estilo próprio que lembra a estética dos dramas de idas e vindas do consagrado cineasta Abbas Kiarostami em Onde Fica a Casa de Meu Amigo? (1987) e Gosto de Cereja (1997). Também pelo tema da busca do dinheiro há similitude com Tempo de Embebedar Cavalos (2000), do iraniano Bahman Ghobadi, quando cinco crianças órfãs de mãe são responsabilizadas pela perda da mula de um contrabandista, deverão trabalhar num bazar, a fim de juntarem dinheiro para pagar a dívida.

O filme causa impacto e constrangimento nos compatriotas pelo visível segregamento apontado pelo diretor, diante da etnia cigana dos personagens e que levaram para o discernimento no sistema econômico dos menos favorecidos na pirâmide social, ferindo o princípio da igualdade ao fazer restrição de maneira explícita dos marginalizados. O conflito permanente é fruto de um sistema político instável que virou as costas para os pobres, deixando como saldo negativo a herança catastrófica de uma guerra que durou três anos (1992-1995).

O casal de protagonistas é representado pelos próprios envolvidos no fato escabroso ocorrido, rendendo a Mujic o Urso de Prata como melhor ator no Festival de Berlim de 2013, pela atuação comovedora de um ator amador. Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro levou ainda o Grande Prêmio do Júri no mesmo festival e passa pelo arrojado cineasta bósnio que lança um olhar crítico e reflexivo, através de tintas fortes e marcantes neste fabuloso docudrama sobre os desvalidos socialmente num mundo onde o dinheiro está acima da vida humana e continua com bastante contundência o injusto preconceito por determinadas raças. Retrata de maneira eloquente a falta de dignidade sob o prisma da hipocrisia repleta de nefastas manchas de uma conduta abjeta.

Nenhum comentário: