Discriminação Social
Baseado em fato verídico estampado nas páginas de um jornal
da Bósnia-Herzegovina, que causou comoção, indignação e constrangimento na
comunidade em que aconteceu o evento grotesco, foi o que levou o cineasta Danis
Tanovic a filmar seu quarto longa Um
Episódio na Vida de Um Catador de Ferro-Velho. Sua estreia se deu em Terra de Ninguém (2001), premiado com o Oscar
de melhor filme estrangeiro em 2002, melhor diretor estreante na direção com o
César e melhor roteiro no Festival de Cannes de 2001. É dele também 11 de Setembro (2002) e Inferno (2005).
A narrativa é um misto de documentário e drama na triste
saga do casal de origem cigana Senada
Alimanovic e Nazif Mujic. A mulher é uma esmerada dona de casa que passa
roupas, lava, cozinha e cuida das duas filhinhas sapecas na faixa dos seis
anos. O marido é um trabalhador obstinado que leva a vida como sucateiro em
ferros-velhos, tem um carro antigo com problemas crônicos de bateria até ser desmanchado
a machadadas para sobreviver, alguns fiéis amigos na vizinhança e um cão
vira-lata. É caracterizada com precisão a via-crúcis de Senada, que aborta e
carrega no ventre o feto de cinco meses por vários dias, embora devesse ser
retirado imediatamente através de uma cirurgia para não causar uma infecção
generalizada. Acontece que a mulher não possui plano de saúde e sequer algum
tipo de seguro. Para realizar o procedimento, o médico do hospital da região
cobra 980 euros, quantia indisponível por ela e o marido, sendo que o pagamento
é à vista, sem parcelamento e de forma antecipada.
O diretor se debruça no drama que abalou a família e vai
aumentando com o passar do tempo. Mesmo recorrendo à Assistência Social o
problema não é resolvido. A situação é colocada como uma crítica ao poder
econômico e a discriminação social e étnica dos excluídos, como se não houvesse
outra alternativa: ou arruma o dinheiro ou morre sem dó e nem piedade. Num
clímax de alta tensão que vai embrulhando o estômago, a história do casal desgraçado
cresce e mergulha no desespero da perda iminente que se aproxima ao se
encaminhar para um desfecho inesperado para todos.
Tanovic utiliza os recursos das imagens contrastando com o
belo cenário da nevasca na periferia da Bósnia, num estilo próprio que lembra a
estética dos dramas de idas e vindas do consagrado cineasta Abbas Kiarostami em Onde
Fica a Casa de Meu
Amigo? (1987) e Gosto de Cereja
(1997). Também pelo tema da busca do dinheiro há similitude com Tempo de Embebedar Cavalos (2000), do
iraniano Bahman Ghobadi, quando cinco crianças órfãs de mãe são
responsabilizadas pela perda da mula de um contrabandista, deverão trabalhar num
bazar, a fim de juntarem dinheiro para pagar a dívida.
O filme causa impacto e constrangimento nos compatriotas pelo
visível segregamento apontado pelo diretor, diante da etnia cigana dos
personagens e que levaram para o discernimento no sistema econômico dos menos
favorecidos na pirâmide social, ferindo o princípio da igualdade ao fazer
restrição de maneira explícita dos marginalizados. O conflito permanente é
fruto de um sistema político instável que virou as costas para os pobres,
deixando como saldo negativo a herança catastrófica de uma guerra que durou
três anos (1992-1995).
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