terça-feira, 23 de junho de 2009

Caramelo

















Caramelo Amargo

Vem do Líbano, em coprodução com a França, de 2007, a provocante comédia dramática Caramelo, dirigida e também atuando no papel principal Layale, Nadine Labaki, de beleza estonteante, pelos seus grandes olhos verdes com um olhar da deusa Vênus, cabelos negros compridos desgrenhados, lembra a personagem de Penélope Cruz no filme Volver. O filme centraliza o tema principal nos problemas pessoais de cinco mulheres que tem por referência seus trabalhos e encontros assíduos no salão de beleza Sibelle, num aconchegante bairro da capital Beirute, onde conversam francamente, sem preconceitos ou mentiras. Expondo suas vidas e abrindo as feridas para um questionamento amargo, buscando o sentido do cotidiano da vida. No salão, os assuntos prediletos são o sexo, o amor e obviamente os homens.

Layale sonha que um dia seu namorado se separe da esposa, organiza uma simples mas bonita festa de aniversário num hotel de alta rotatividade, prepara a surpresa com bolo, balões e doces e bebidas. Sua dor é contagiante e fere a alma do espectador, absorve com dignidade, mesmo relegada a segundo plano, não deixa de demonstrar toda sua dignidade, embora assediada pelo guarda de trânsito local, sua vida segue com notável clarividência. A amargura que o destino lhe reservou não impede que seja uma mulher de fibra e perseverança.

Já Nisrine (Yasmine Elmasri), que está prestes a se casar, não sabe como contar ao noivo que não é mais virgem e vê na restauração do hímen sua grande saída para a felicidade. A personagem Rima (Joanna Moukarzel) cada vez mais sente atração pelo mesmo sexo, mas o destino lhe aguarda uma agradável surpresa e o seu envolvimento com uma mulher linda, porém com dificuldades de relacionamento no casamento hetero. Outra personagem marcante é Jamale (Gisèle Auoad), que tem verdadeira ojeriza e entra em pânico ao pensar que pode envelhecer. Seu medo da velhice a faz provocar cenas hilárias e degradantes para o ser humano.

Um capítulo à parte é a criação e interpretação da septuagenária Rose (Sihane Haddad) que tem uma irmã senil e surda. Parece ser um papel isolado no início, mas aos poucos vai crescento e mergulha no âmago do espectador, pela sua sensibilidade afetiva e o questionamento da terceira idade. Mesmo com o aparecimento do romântico e sedutor pretendente da mesma idade, com galanteios e convites para tomar café, oferecimento de flores, há o coração pulsando de Rose e o remorso a lhe corroer a alma, quando tranca sua irmã , para ir ao encontro tão esperado. A cena das duas anciãs dormindo de mãos dadas é de uma sutileza pouco visto no cinema.

Este filme representou o Líbano no Oscar de 2008, categoria de Melhor Filme Estrangeiro, bem como ganhou o Prêmio do Público, do Júri Jovem e Sebastian, no Festival realizado na Espanha, em San Sebastian. Não é à toa sua premiação, pois o encantamento e as sutilezas oriundas de uma direção segura e com interpretações de um elenco coeso, discreto e competente. Está aí um filme que veio como não quer nada e já arrebata a simpatia geral de um público ávido por uma produção de muito boa qualidade.

Nenhum comentário: