quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Táxi Teerã


Liberdade Cerceada

O cinema iraniano está de volta com todo seu vigor, simplicidade, discussões sobre a censura e suas restrições e uma notável reflexão da política neste perturbador filme Táxi Teerã, interpretado e dirigido magnificamente por Jafar Panahi, foi o vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2015. O cineasta tem na sua filmografia os ótimos O Balão Branco (1995), O Espelho (1997) e O Círculo (2000), sendo este ganhador do Leão de Ouro e o Prêmio Fipresci no Festival de Veneza daquele ano, já demonstrava segurança de elenco, enredo forte e com uma grande dose de dramaticidade, sem se deixar amedrontar pela tirania.

Panahi está voltado essencialmente paras as coisas do cotidiano da metrópole de seu país. Filma com naturalidade esta mescla de documentário simulado com drama em boa dose de humor. Instala duas câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã, apanhando supostos clientes, desenvolve conversas com os passageiros fictícios durante os curtos trajetos e observa as pequenas discussões sobre a política do país, entre as quais está uma professorinha de ideias avançadas que debate com um defensor da pena de morte, bem como a advogada que preferiu vender flores, por não ter proteção do Conselho da classe para defender o estado de direito dos cidadãos. Os costumes locais estão presentes nas personagens das duas senhoras e seus peixinhos com dia e hora certa para devolvê-los na fonte da praça como manda a lenda. A saúde pública é abordada no acidente de trânsito, através do péssimo estado do hospital público com uma burocracia ferrenha. Impressiona também a falta de liberdade de expressão, na qual não pode haver críticas ao regime totalitário, como da sobrinha do motorista que faz curso de cinema e aprende que não há espaço para falar mal do sistema, somente situações com finais felizes são possíveis desenvolver para obter recursos do governo e ter distribuição comercial. A jovem atriz está perfeita no papel, uma espécie de alter ego de Panahi para questionar o universo da sétima arte. Mas há ainda o vendedor de produtos de filmes piratas que nunca chegarão ali, logo reconhece o diretor e começa a falar sobre cinema e questiona sobre a realidade ou a ficção dos passageiros como atores disfarçados.

Depois de realizar dois filmes em forma de manifesto como libelo pela liberdade, soando como um brado dolorido pela prisão domiciliar decorrente da expressa ordem de não poder filmar: Isto Não é Um Filme (2011) e Cortinas Fechadas (2013), agora o diretor obteve o benefício da progressão de regime para ter direito de sair de sua residência, ao ser condenado por apoiar a oposição na eleição presidencial de 2009. Mostra ousadia e coragem para retratar a própria situação caótica que se encontra. O longa tem uma estrutura que lembra em muito o excelente Jogo de Cena (2007), onde se mistura ficção e realidade, sendo sugerido ao espectador adivinhar o que é uma e o que é outra. Como se fosse um jogo de espelhos das personagens comuns com as atrizes convidadas. Panahi segue esta linha de forma admirável, também apontado por alguns críticos como inspiração no conterrâneo Abbas Kiarostami no filme Dez (2002). No prólogo há o indício de um documentário, com as câmeras dentro do veículo em movimento para os aspectos do dia a dia que estão acontecendo nas cercanias das ruas e avenidas, enquanto isto pessoas do povo entram no táxi e despejam suas angústias, mágoas, aflições, desejos e insatisfações, com a mediação do diretor-taxista e sua condução como um terapeuta numa sessão de análise recheada de complexidades.

Táxi Teerã tem um ritmo ágil, diante de um roteiro enxuto criado para se adaptar às restrições impostas, boa montagem, pouco parece que o realizador é um prisioneiro e filma clandestinamente limitado no espaço de um carro-cárcere com janelas e espelhos retrovisores para acompanhar os personagens nas suas intimidades devassadas, como são usadas pelos órgãos repressores, como uma alegoria irônica. Eis um grito contra a opressão pela beleza do cinema que está inserida nestes detalhes da simplicidade mesclada com inteligência, o que torna um drama com o estilo documental, passa pela ação, transita pelo suspense, na qual o epílogo registra com um poder de cena magistral sobre o direito inexistente do cidadão em se expressar numa nação de uma cultura religiosa xiita extremada. É visível que o Poder Judiciário se submete ao regime de exceção, sendo a pena de prisão decretada sem a ampla defesa, uma característica das ditaduras que relegam o estado de direito dos compatriotas a planos secundários fragilizados, realçado pelo diálogo da advogada vendedora de rosas.

A escuridão na tela é a sutil metáfora da cegueira advinda de um sistema ultrapassado e sem um mínimo de liberdade, mas que mesmo assim não consegue inibir a criatividade que não tem limites para o cinema inovador e empolgante de um marginalizado cineasta de oposição. Um filme que aflora a dignidade pelo seu poder metafórico de abordar nas entrelinhas as questões proibidas no Irã, usando a sensibilidade para mesclar a arrogância estatal com a delicadeza dos personagens-atores em seu conteúdo de oprimidos contestadores. Há os dissabores e as complexidades das relações dos iranianos com sua pátria mãe, numa estrondosa alegoria montada num contexto, como se fosse um jogo de xadrez, faz uma desassombrada declaração de insubordinação contra o despotismo.

2 comentários:

Cristina Andréia de Borba Figueiró disse...

Para mim o filme passou o sentimento de aperto que é viver numa ditadura. Todo o filme é rodado de dentro de um táxi. Acho que foi de propósito também esta escolha do diretor para que sentíssemos o sufoco e o ângulo estreito de ver as coisas característico do regime de ditadura.

Roni Figueiró disse...

Isto mesmo.

Apanhaste muito bem o sentido filme.