quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Submarino

















Marcas da Infância

Thomas Vinterberg em parceria com Lars von Trier, no mês de março de 1995, em Copenhague, lançam um manifesto cinematográfico internacional denominado Dogma 95, um movimento estético renovador, exatamente no centenário de nascimento da sétima arte. Começa com a publicação de dez regras de ética e valores, também conhecido como voto de castidade, tendo como o objetivo principal o resgate de um cinema mais realista e menos comercial, anterior à exploração industrial de Hollywood, caso aprovado pelos seus membros, recebe o Certificado Dogma 95. Foi a mais inventiva escola, depois da celebrizada Nouvelle Vague.

Von Trier vem com Os Idiotas (1998), segundo filme do movimento, depois vem Dançando no Escuro (2000), com o Palma de Ouro em Cannes de melhor filme, consagra o Dogma 95 com o extraordinário Dogville (2003), que tem sequência com Manderlay (2005), também em grande performance e fiel ao seu estilo proposto de um cinema mais simples, sem artifícios e pirotecnias, mantendo o padrão da filmagem em 35 mm, sem muita luz artificial e com cenários externos exclusivamente. Mas foi Vinterberg que recebeu o selo nº. 01 de certificado Dogma 95 para seu filme Festa de Família (1998), que mostra uma sessão de terapia coletiva, revelando ressentimentos e aflorando fortes revelações num aniversário. Fracassou com Dogma do Amor (2003), melhorou muito e cresce com Querida Wendy (2005), tem ainda o desconhecido longa lançado somente em DVD Quando um Homem Volta para Casa (2007).

O cineasta retoma seu vigor e todo seu fôlego agora em Submarino, adaptado do livro de Jonas T. Bengtsson, deixando definitivamente para trás o movimento que criou, numa trama bem urdida de dois irmãos com grandes recordações e feridas abertas de uma infância conturbada pela tragédia da perda do irmão bebê caçula e, sobretudo, pela convivência diária com a desleixada mãe alcoólatra e agressiva com seus dois filhos maiores. Símbolo de um lar desestruturado e destroçado pelo vício e a morte rondando permanentemente. A grande virtude estrutural do filme é a divisão dos dramas dos garotos, sendo mostrados na fase adulta em dois episódios que se cruzam no final e fecham com clareza e objetividade a proposta, de forma nua e crua. Iniciam os relatos após o encontro no funeral da mãe que se despede da vida sozinha e abandonada. Numa estrutura que lembra o recente Melancolia (2011), do colega e conterrâneo Lars von Trier.

Nick é o irmão mais velho (Jakob Cedergren- em grande atuação) e é o que sofre mais com a perseguição dos fantasmas da infância atropelando suas reminiscências. Sua automutilação é como se fosse um castigo imposto por ele mesmo com o intuito de se autopunir e aliviar o sofrimento que o corrói e o acompanha até sua idade adulta, assim como seus relacionamentos são destrutivos, como a prostituta e o pseudoamigo e perturbado mentalmente. O irmão mais novo sem nome (Peter Plaugborg- em muito bom estilo) envereda para o mundo do tráfico de drogas, sob a pífia alegação de criar seu filho pequeno Martin (Gustav Fischer Kjaerulff- em primorosa e doce interpretação), diante da morte da esposa também viciada. É uma espécie de castigo punitivo que vai se encaixando e leva até uma densa atmosfera que evolui e corrói com as perdas num somatório de traições e o envolvimento cada vez maior com o mundo do crime, tendo como causa os desatinos e as más lembranças do passado. O entrelaçamento das vidas no epílogo e o resgate da infância dolorida pelos traumas, faz deste drama um painel dos destinos desgastados, soçobrando uma enorme tristeza emoldurada por vidas sombrias e sem um objetivo ou uma esperança para continuar na luta, como na cena dos dois irmãos no presídio.

Assim como o brilhante diretor francês Christophe Honoré no instigante Em Paris (2006) e no perturbador Não, Minha Filha, Você Não Irá Dançar (2009); ou no fabuloso Horas de Verão (2008), de Olivier Asayas; Vinterberg faz um elogiável microcosmo da célula familiar e desenvolve seu drama com manifesto pessimismo, deixa para a última cena da pequena revelação do segredo, uma pitada homeopática de otimismo, no encontro entre tio e sobrinho na missa. Parece brotrar um tênue recomeço, ficando para trás as tragédias exorcizadas. Um novo mundo poderia estar recomeçando, mas tudo muito sutil, dentro de uma carga emocional nada alentadora, como no longa A Árvore da Vida (2011), de Terrence Malick. Submarino é um filme que fica na retina e se memoriza com facilidade, não só pelo belo cenário das constantes nevascas, mas principalmente pelos dramas pessoais dos personagens que compõem um quadro sem estereótipos ou clichês, dentro de uma emoção bem dosada e contida, embora a dor lateje na alma do espectador, dentro de uma reflexão sem julgamento apressado, porém dilacerante nesta estupenda película dinamarquesa.

Nenhum comentário: