segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mostra de Cinema São Paulo (O Desaparecimento do Gato)



















O Desaparecimento do Gato

Vem da Argentina um filme com uma temática aparentemente simples, mas enganosa, diante da reflexão magistral de Carlos Sorin que inova e sai dos dramas intimistas de seus últimos filmes para o suspense psicológico, com este magnífico longa-metragem sobre a loucura humana. Anteriormente já havia dado mais importância para o roteiro e as conclusões filosóficas de vida e relações humanas tangenciadas pelo clima hostil ou pela solidariedade, como visto nas obras Histórias Mínimas (2002), O Cão (2004) e A Janela (2008). Sempre comprometido com o cotidiano e com as coisas simples e belas da vida, muitas vezes invadidas ou perturbadas por problemas familiares, ou pela crise econômica que assolou o país vizinho e ainda não se afastou totalmente.

Agora há o gato que foge de casa, logo após seu dono retornar de uma clínica de tratamento psiquiátrico, como o mote e ao mesmo tempo dá o norte da direção ao espectador para descobrir o grande enigma proposto, o que acontecerá somente na última cena. A loucura de Luís (Luis Luque- convincente no seu papel) está curada ou não? Os médicos psiquiátricos acertaram em mandá-lo de volta para seu lar com o aval da justiça? Ou houve precipitação médica e do judiciário decadente e burocrático? São questões propostas pelo diretor que são feitas através da esposa Beatriz (Beatriz Spelzini- de impecável atuação) e desenvolvidas até o epílogo, com grandes sacadas do enxuto e maravilhoso roteiro, tais como a percepção de Luís ao aproximar-se um temporal na cidade. Ou ainda a sugestiva perda de lucidez de Beatriz, com sua ida até a casa da filha pela madrugada em estado de choque, numa aparente demência humana.

O casal programa uma viagem ao Rio de Janeiro, na paradisíaca praia de Parati, como mola propulsora da suposta cura do paciente, visando celebrar e retornar ao estado de normalidade. Ou seria uma vinda para o paraíso da impunidade? Mas as surpresas maiores estão por vir e o suspense se instala na plateia. É tudo uma farsa ou é uma realidade que se tornará bonita?

Sorin conduz com maestria sem deixar pistas verdadeiras, pois as que afloram são descartadas por serem falsas. Mas há o gato preto Donatello, um bichano intuitivo de estimação da família, que teima em permanecer sumido com a chave do segredo desta perturbadora película da Argentina. O filme tem uma excelente estrutura dos personagens centrais, com uma elaboração criativa de cada um deles que é simplesmente notável. Não esquece da filha desligada que vive egoisticamente somente para seu novo namorado, um equatoriano que canta músicas regionais; bem como o filho ausente do casal que vive no exterior e manda um vídeo da família para felicitar o pai, quando este retorna para casa.

O cineasta arrasa com este que talvez seja seu melhor e mais maduro longa-metragem. Um filme superior pela sua proposta aparentemente singela, como em todos os outros de sua inquestionável filmografia, mas que com o desenrolar da trama cresce e prende a respiração, tirando o fôlego. Mas solta homeopaticamente com toda sutileza e elegância dos grandes diretores com talento maior e acima da média. O Desaparecimento do Gato é uma película singular, que não tem grandes imagens pirotécnicas, mantendo um conteúdo poderoso com as complexidades se encontrando em forma de barbárie metafórica embutidas no duelo da lucidez com a loucura, indo até as últimas consequências, como na reveladora cena final. Um fabuloso filme de reflexão sobre o ser humano que se insere como um dos melhores da 35ª. Mostra de Cinema de São Paulo deste ano.

Nenhum comentário: