sábado, 4 de maio de 2013

Festival Varilux Cinema Francês (Aconteceu em Saint-Tropez)

















Aconteceu em Saint-Tropez

Mais uma surpresa positiva do Festival Varilux de Cinema Francês deste ano, num misto de comédia romântica com situações típicas de costumes originou Aconteceu em Saint-Tropez, dirigida pela veterana cineasta Danièle Thompson, que tem em sua filmografia entre outros longas Fuso Horário do Amor (2001) e Um Lugar na Plateia (2005). Tem um olhar amargo e ao mesmo tempo doce sobre o microcosmo familiar, sem deixar de alfinetar com clareza e sem subterfúgios as hipocrisias decorrentes das relações deterioradas pelo tempo.

A trama aborda os irmãos conflitados que se detestam, Roni (Kad Merad) e Zef (Eric Elmosnino- de grande atuação em Gainsbourg- O Homem que Amavas as Mulheres (2010), de Joann Sfar), estão sempre brigando e há uma discórdia permanente entre eles por causa do trabalho, disputa de mulheres e visão de vida no futuro. Uma família de adeptos fervorosos da religião judaica, exceto o irmão mais velho. O clima esquenta mesmo quando Roni decide casar a sua filha no mesmo dia em que Zef enterraria sua esposa em Paris, morta repentinamente em acidente de automóvel. O corpo acaba indo parar dentro da casa do pai da noiva, diante de transtornos encontrados no translado de Nova Iorque para a capital francesa.

A partir do eventos casamento e morte cria-se o estopim que estava faltando e uma plêiade de acontecimentos caóticos vão minar definitivamente os laços familiares, mas sempre tem um porém e fatos inesperados geram uma história de amor, ou até mesmos duas, por que não? O encontro inusitado da prima da noiva com o futuro marido desta, no dia da viagem até Paris e os desdobramentos futuros irão pontilhar encontros e desencontros de membros de uma família heterogênea.

A presença instigante de Giovana, mulher de Roni, no papel de uma italiana aparentemente burra, é um dos pontos altos da comédia, com tiradas maravilhosas em formato de pérolas, tais como: “quando ficar velha quero ter Alzheimer, pois assim não perceberei que estou velha e feia”. Suas entradas em cenas são divertidas e atira com perspicácia sua incontinência verbal, embora passe pra o espectador ser uma mulher nada inteligente. A interpretação é da bela e competente atriz italiana Monica Bellucci, com seus 48 anos bem escondidos, mora no Rio de Janeiro há três meses e foi escolhida recentemente como a mulher mais sexy do mundo pela revista Vanity Fair espanhola. Em sua trajetória já atuou nos filmes Drácula de Bram Stoker (1992), de Francis Ford Coppola, Malèna (2001), de Giuseppe Tornatore e A Paixão de Cristo (2004), de Mel Gibson.

Thompson retrata a história de uma família judaica, que o destino fará que haja por linhas tortas, justamente no casamento da filha de Roni, uma aproximação forçada pela morte da cunhada. É lá que os noivos se casam por interesses mais funcionais do que por amor propriamente dito. Os convidados estão no local para a grande comemoração marcada para o dia da celebração e troca de alianças, embora dentro de casa ocorra um acompanhamento fúnebre pela morta dentro de uma sala isolada da festança. Um fato kafkiano sugere a diretora, liberando Roni para cantar suas canções prediletas e demonstrar toda sua fragilidade de um Frank Sinatra frustrado. Aparece mais que os noivos e a festa é toda dele, aquele homem rico e sem pudores éticos, envolvidos com negócios escusos, vazio como ser humano, só pensa em badalações em iates e navios. Sua filha não está muito distante do caráter duvidoso do pai, demonstra ser uma patricinha com caprichos e o noivo está ali visceralmente por interesses financeiros.

A cineasta faz o contraponto com o irmão mais novo Zef, sua filha e o futuro genro. Todos tocam numa orquestra sinfônica e apresentam-se para um público de bom gosto que aplaude entusiasticamente a valsa Danúbio Azul, de Johann Strauss. Mas há uma tendência deformadora em roubar os pares dos familiares, como da prima fútil; bem como do próprio pai, a enfermeira que faz o velho patriarca ter ânimo de viver, com disposição e muita lucidez e senso de humor magnífico, embora paradoxalmente esteja esclerosado. Seu sonho é realizar seu aniversário no Maximin’s em Paris, restaurante mítico frequentado por celebridades. Poupa por dois anos e a festa é o marco de definições de casais perturbados pelas frustrações e cinismos enrustidos. Busca a reconciliação dos filhos até o fim, sempre apertando suas mãos e dando-lhes picolé de baunilha para um e de pistache para o outro.

Aconteceu em Saint-Tropez é uma comédia de profundas reflexões e com um resultado acima da média das produções cômicas, onde a fotografia é primorosa num cenário de Paris com a grande maioria das locações e Saint Tropez aparece menos. Deslumbra com uma trilha sonora encantadora, com um roteiro instigante de situações novas em cada cena, com toques recheados de um humor refinado por piadas inteligentes e sacadas memoráveis, com sarcasmo, ironia e crítica corrosiva à pequena burguesia que pensa apenas no luxo, pouco percebendo o vazio de suas vidas, num encontro formal que esbarra nas vaidades, idiossincrasias, mentiras, traições e revelações de lado a lado. Prevalece as aparências cínicas e fantasiosas do evento comemorativo, apenas esboçando um quadro cênico de realismo deturpado por normas religiosas ultrapassadas e sentimentos corrompidos.

Nenhum comentário: